You are currently viewing Pavimento permeável: sustentabilidade contra as enchentes

Pavimento permeável: sustentabilidade contra as enchentes

A chegada do verão marca também a continuidade das fortes chuvas que têm assolado quase todos os estados brasileiros há alguns meses. E, com as chuvas, os problemas ocasionados pelas enchentes. O pavimento permeável com peças pré-fabricadas de concreto é uma das melhores alternativas para ajudar as cidades brasileiras a minimizar esse grave problema.

As enchentes decorrem principalmente da redução de áreas verdes nas cidades, devido ao aumento das construções e da impermeabilização de ruas, calçadas e passeios, o que dificulta a drenagem da água através do solo e o seu retorno ao lençol freático. Essa impermeabilização cada vez maior das áreas urbanas faz com que as águas das chuvas aumentem em volume e na velocidade com que chegam aos sistemas de drenagem, provocando rápida saturação dos canais e rios urbanos, elevando a frequência e a dimensão das enchentes, com consequências muitas vezes trágicas. 

O pavimento permeável é uma das melhores alternativas para a pavimentação de em calçadas, espaços públicos (parques, praças e passeios), ruas e vias para tráfego de veículos leves, pátios residenciais, comerciais e industriais e em estacionamentos, entre outros. Ele favorece a infiltração da água no solo e diminui em 100% o escoamento e o acúmulo superficial da água incidente na superfície,

No revestimento (camada superficial do pavimento), constituído de um pavimento intertravado permeável, podem ser utilizadas peças de concreto pré-moldadas convencionais, cuja permeabilidade ocorre pelas juntas alargadas entre as peças. Ou, então, empregando peças porosas (blocos ou placas de concreto). Neste caso, as juntas são de pequena dimensão e a água também passa através das peças de concreto. O pavimento permeável permite, com projeto específico, o reuso da água armazenada para irrigação, lavagens e em descargas de bacias sanitárias.

DOWNLOAD – Manual dos 13 passos para executar um pavimento permeável e armazenar água da chuva

O pavimento permeável intertravado tem a vantagem adicional de possibilitar a execução de obras sem precisar quebrar o pavimento, bastando retirar as peças, realizar o reparo e recolocá-las novamente, sem remendos. E, comparado ao pavimento asfáltico, por exemplo, oferece durabilidade até três vezes maior – de 30 anos, contra 10 anos do asfalto, além de reduzir a formação de ilhas de calor nas cidades, por refletir a luz solar.

Além disso, o pavimento permeável permite atender às exigências das leis municipais quanto ao percentual de área permeável de empreendimentos de diversos tipos, como condomínios residenciais, centros de compras, hipermercados e supermercados, áreas industriais e centros de logística, entre outros. Um estacionamento num hipermercado, por exemplo, pavimentado com pavimento intertravado permeável, passa a contar como 100% de área permeável. Já condomínios habitacionais têm a vantagem de transformar estacionamentos, calçadas e áreas de lazer em metros quadrados permeáveis, atendendo à legislação.

E o sistema oferece ainda ampla possibilidade de desenvolvimento de projetos arquitetônicos e paisagísticos com beleza estética, pela gama de cores e de formatos disponíveis, e garantia de qualidade. Para isso, é essencial que o fabricante dos pisos atenda às normas da ABNT (NBR 16416:2015 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos); e a obra seja executada com base em projeto específico, desenvolvido por arquiteto ou engenheiro civil em atendimento à norma NBR 15953.

Nesse sentido, os fabricantes associados à BlocoBrasil – Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto oferecem como diferencial a garantia de qualificação de qualidade, pois só podem se associar à entidade as indústrias detentoras do Selo de Qualidade da ABCP, concedido exclusivamente às empresas que seguem as normas da ABNT na fabricação de seus produtos.

A somatória dessas vantagens permite afirmar com segurança que os pavimentos permeáveis projetados e executados com peças pré-fabricadas de concreto oferecem sustentabilidade ambiental aos empreendimentos e, ainda, qualidade e maior proteção contra as enchentes aos moradores das cidades brasileiras.